A COMPLEXIDADE DE DEUS



Dick Eastman, em seu livro "Digno de Louvor" (Ed. Betânia) escreve assim sobre a "Complexidade de Deus":



" Louvar a Deus se torna ainda mais fascinante quando tomamos consciência da complexidade dele. Por mais que louvemos a Deus, nunca estaremos louvando-o demais! Willian B. Pop diz o seguinte: "Num certo sentido, a pessoa de Deus é absolutamente indefinível, pois é absolutamente incomparável." E Packer diz mais: "Para começar, é claro que "conhecer" a Deus é algo mais complexo do que "conhecer" outro homem: assim como "conhecer" o meu próximo é bem mais complexo do que "conhecer" uma casa, ou um livro, ou uma língua. Quanto mais complexo for aquilo que desejamos conhecer, mais trabalhosa será a tarefa de conhecê-lo. O conhecimento de um elemento abstrato, como uma língua, por exemplo, é obido pelo estudo: o conhecimento de um objeto inanimado como o Museu Britânico, por exemplo, é obtido através de inspeção e exame."

Naturalmente, qualquer um que se lance a um estudo como este, que sugere a idéia de um "louvor completo", mais cedo ou mais tarde irá defrontar-se com a pergunta: quanto são os atributos divinos? E A.W. Tozer responde: "Os pensadores religiosos divergem nesta questão. Alguns afirmam que são sete (espiritualidade, infinidade, eternidade, imensidão, autosuficiência, imutabilidade, perfeição)." Mas Frederick Faber já se referiu a ele como o "Deus de mil atributos", e Charles Wesley exclamou:

"Soberano Pai, rei celeste
A ti nos atrevemos a louvar
E, com alegria, queremos os teus atributos
Gloriosos e inumeráveis cantar"

Então, como vemos neste estudo sobre a totalidade de Deus, em essência ele é um só, mas pode ser descrito de muitos modos. Pois esse fato revela ainda mais a complexidade de sua pessoa,e, nessa complexidade, em vez de frustar nossa capacidade de louvá-lo, amplia-a grandemente.


Então, se quisermos obter pelo menos um conhecimento básico das infinitas possibilidades do louvor, temos que aceitar a complexidade de Deus. Haverá momentos em que nossa mente será obrigada a esforçar-se ao máximo de sua capacidade."



Acredito que este texto mostra que Adorar a Deus é muito mais do que palavras e exige dedicação sobre conhecê-lo. É muito mais do que refletir, filosofar e imaginar. É algo que preenche todo o nosso tempo e não se restringe a coisas rotuladas por "gospel". É algo imensurável, de grandeza inexplicável e irrecusável. Também um grande desafio...

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Welcome

Este é um espaço para compartilhar idéias, experiências. Fique à vontade para contribuir!!!

Quem sou eu

Minha foto
Sou o plano de Deus que deu certo, apesar das minhas falhas. Sou a síntese dos meus sonhos com os sonhos de Deus, e ainda estou aprendendo a sonhar mais os sonhos dele. Portanto, ainda estou em construção: "... aquele que começou a boa obra em vos há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus" Fl 1.6