A SIMPLICIDADE DE DEUS



Anteriormente, postei um um fragmento do livro "Digno de Louvor", de Dick Eastman sobre a Complexidade de Deus. Hoje, gostaria de partilhar outro fragmento do mesmo livro, sobre a Simplicidade de Deus:

"Só Deus pode ser a um só tempo complexo e simples. Pope lembra que todo ser ou essência tem que ser entendido pelos seus atributos e qualidades. Portanto a própria intenção de Deus em revelar-nos sua natureza e seu caráter mostra que ele deseja que os exploremos mais. E é nisso que vemos a simplicidade de Deus. Ele nos revelou seu caráter para que possamos compreendê-lo melhor. Essa é a maneira pela qual ele aumenta nossa capacidade de conhecê-lo.



Parece paradoxal dizer que os atributos de Deus revelam, ao mesmo tempo, sua complexidade e sua simplicidade. Até mesmo os pais da Igreja já afirmavam que tanto poderíamos como não poderíamos conhecê-lo. Não poderíamos conhecê-lo em sua essência, mas poderíamos conhecê-lo em sua revelação.


Bavinck dá outros esclarecimentos sobre a simplicidade de Deus: “Já que tudo procede de Deus, tudo revela Deus. Qualquer um que deseja falar ou expressar alguma idéia sobre ele te que recorrer a formas e imagens do mundo que nos cerca.” E na verdade Deus se revela a nós através de milhares de fatos corriqueiros de nossa vida diária.


E Tozer nos fornece mais verdades sobre a simplicidade de Deus, quando diz: “Os atributos de Deus, de maneira como os entendemos, são conceitos mentais que temos a respeito dele; são como que respostas que Deus nos dá às perguntas que lhe dirigimos a respeito dele mesmo.” Em outras palavras, quando alguém clama a Deus, desejando conhecê-lo, o Senhor responde revelando-lhe seus atributos.


É muito importante que entendamos, então, que quando Deus nos revela sua natureza e seu caráter, a intenção dele é que o compreendamos melhor. Pope diz o seguinte: “Quando mencionamos os atributos divinos, estamos mencionando todo o espectro das perfeições que ele atribui a sim mesmo em sua palavra, em parte para ampliar a explicação de seu nome e em parte para orientar o conceito que fazemos de seu caráter.”"

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Welcome

Este é um espaço para compartilhar idéias, experiências. Fique à vontade para contribuir!!!

Quem sou eu

Minha foto
Sou o plano de Deus que deu certo, apesar das minhas falhas. Sou a síntese dos meus sonhos com os sonhos de Deus, e ainda estou aprendendo a sonhar mais os sonhos dele. Portanto, ainda estou em construção: "... aquele que começou a boa obra em vos há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus" Fl 1.6